Direito médico: como é o trabalho de uma assessoria jurídica?

Profissionais e empresas da saúde não estão isentos de questionamentos e ações administrativas junto aos conselhos, nem mesmo de processos judiciais.

Erros médicos e supostas falhas na prestação de serviços podem resultar em acusações e em desgastantes processos, que exigem explicações, justificativas, apresentação de provas, fora o risco de responsabilização civil ou perante o CFM.

Para prevenir esses riscos ou para conduzir da melhor forma esse tipo de situação, é fundamental contar com o suporte de profissionais especializados em Direito Médico.

Neste artigo você vai conhecer como é o trabalho de uma assessoria jurídica e seus benefícios para profissionais e empresas da saúde.

Boa leitura!

Diferenças entre assessoria jurídica e consultoria jurídica

Para entender o que é uma assessoria jurídica e sua importância, é necessário saber suas diferenças para uma consultoria jurídica.

No trabalho da consultoria, como o nome sugere, são realizados aconselhamentos e orientações pontuais sobre temas específicos relativos ao Direito Médico, no sentido da adoção de boas práticas e da orientação quanto a certos procedimentos que possam gerar problemas jurídicos, mas esses profissionais não representam judicialmente nem se envolvem diretamente em processos.

Já a assessoria jurídica tem uma ação mais direta nas demandas judiciais (ou perante os conselhos), além de fazer diretamente a defesa da parte interessada.

O assessor jurídico, especializado em Direito Médico, tem o papel de atuar dentro da clínica/hospital/laboratório, auxiliando na formulação de documentos (ou analisando seu conteúdo), sugerindo adequações e monitorando possíveis riscos.

De maneira simples, a consultoria jurídica fornece orientações pontuais em temas sobre os quais foi consultado, enquanto que a assessoria jurídica intervém diretamente no dia a dia da empresa da saúde (ou de profissionais), saneando procedimentos, prevenindo riscos e formulando defesas para processos que podem aparecer.

Quer saber quais são as infrações médicas mais cometidas e como você pode evitá-las? Confira nosso artigo sobre o assunto!

Como é o trabalho de uma assessoria jurídica no Direito Médico

Uma vez contratada, a assessoria jurídica prestará todo auxílio necessário para preservar a segurança jurídica de profissionais e empresas da saúde.

Entre as atribuições desse serviço, podemos citar:

  • Formulação de documentos;
  • Presença em reuniões;
  • Defesas administrativas junto aos conselhos;
  • Defesas de processos judiciais, em âmbito civil e criminal;
  • Formulação, análise e liberação de contratos;
  • Esclarecimento de dúvidas sobre as leis vigentes e regras da ética médica;
  • Esclarecimento de dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor.
  • Apresentação de novas diretrizes que possam modificar o formato de trabalho e que sejam pertinentes à clínica ou ao médico.

Ou seja, o trabalho de um assessor é resguardar todos os processos legais e administrativos da empresa da saúde, aumentando a segurança jurídica.

Importância da contratação de uma assessoria jurídica

A assessoria jurídica é fundamental para quem deseja prevenir possíveis problemas, jurídicos e administrativos, e não apenas remediar.

👉 Buscar auxílio jurídico somente após o surgimento de processos é como um paciente que acredita ser melhor tomar remédio do que investir em prevenção.

A assessoria jurídica trabalha para evitar que disputas judiciais ou disciplinares ocorram, ou mesmo que elas ganhem proporção, preservando a imagem do profissional ou da empresa, minimizando custos com processos e indenizações, entre outros benefícios.

Conheça as várias formas como um processo judicial pode afetar a carreira de um médico, acessando este outro artigo!

Além disso, a assessoria jurídica no Direito Médico também facilita a resolução de problemas internos da clínica, como questões tributárias e trabalhistas.

Ter esse cuidado com a segurança jurídica se reverte em forma mais tranquilidade e confiança na correção dos procedimentos internos, além de evitar “surpresas” desagradáveis no dia a dia da clínica, laboratório ou hospital, por falhas que poderiam ter sido evitadas com uma boa orientação.

Nem todo erro médico leva à responsabilidade civil do profissional. Veja neste artigo as causas que excluem de culpa!

Entre em contato conosco e tire suas dúvidas

Como vimos no artigo, o trabalho de uma assessoria jurídica no Direito Médico é fundamental para garantir mais tranquilidade no dia a dia, correção nos procedimentos, resultando em mais segurança e prevenção de gastos com processos e indenizações.

Esperamos que este conteúdo sirva como fonte de referência, orientação e conscientização para todos os envolvidos com o segmento da saúde, no sentido de se preocuparem cada vez mais com esse aspecto fundamental para a proteção de sua atividade.

————————

O escritório Santos Perego & Nunes da Cunha Advogados Associados atua em total sintonia com o que acontece no mundo, para acompanhar as mais variadas demandas jurídicas, nos apoiando na experiência do passado, mas com o olhar no futuro.

Se ficaram dúvidas relacionadas ao tema deste conteúdo, você pode falar conosco acessando o link abaixo!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?